5 DICAS PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO NA PANDEMIA

O confinamento modificou e intensificou os relacionamentos. Criou-se a seguinte perspectiva. Pode ser uma oportunidade de fortalecer e nutrir relacionamentos bem sucedidos, ou pode externalizar as dificuldades existentes no relacionamento.

A convivência a extrema e obrigatória, com possibilidades reduzidas de lazer, desgastam todos os membros das famílias. Exige de todos equilíbrio emocional.

Cito abaixo algumas dicas que considero importantes para o bem estar emocional em um relacionamento, em tempos de isolamento social.

Dicas para melhorar o relacionamento na pandemia.

  • 1- Comunicação estratégica: Diálogo é importante, porém nestes momentos de crise, é interessante que grandes assuntos e incômodos sejam mencionados em conversas tranquilas e momentos propícios. É muito importante que exista uma sintonia e sensibilidade para perceber o momento adequado. Não deixe acumular, se você não fala para o outro o que te incomoda, você está colocando sobre o outro uma pressão desproporcional, sem possibilidade de mudança. Lembre-se, não temos bola de cristal para adivinhar o que está acontecendo com o outro.
  • 2- Respeite as necessidades do outro: Cada pessoa tem sua maneira de lidar com suas demandas. Respeite sua forma de trabalhar, de realizar as tarefas, rotina de alimentação e descanso. Lembre-se, estamos limitados, em função do isolamento social. Todos estamos aprendendo a seguir em frente.
  • 3- Divisão das tarefas: Quando não há equilíbrio, alguém é sobrecarregado. Causando descontentamento e desgaste físico e mental.
  • 4- Descanse: Crie uma rotina de descanso e relaxamento que encaixe no contexto. Lembre-se, é importante descansar, porém se você não levar em consideração as necessidades do outro, você pode sobrecarregá-lo. Organize junto um momento para cada um e faça todos os remanejamentos necessários para sustentar este momento.
  • 5- Evite a rigidez no pensamento: Rigidez no pensamento dificulta muito o convívio, temos que ter tolerância com o outro. Não podemos medir o mundo somente com a nossa régua. Ouça o outro e tente entender as suas necessidades e sua perspectivas. Quem sabe vocês não criam uma nova e melhor, juntando os 2 pontos de vista.

Se houver engajamento das duas partes, todo momento irá passar e o resultado será um relacionamento saudável e estável.